16 de janeiro de 2016

Ches Smith "The Bell" (ECM, 2016)



Num ensaio, publicado no catálogo da exposição “ECM – A Cultural Archaeology”, e de modo a ilustrar alguns aspetos da produção da editora, o crítico Diedrich Diederichsen falava de um “vazio denso”. Tinha como mote “Ballads”, o LP de 1971 em que Paul Bley, em trio, interpretava temas de Annette Peacock – da fase em que se pretendia tornar no “pianista mais lento do mundo”, conforme veio a afirmar na sua autobiografia, “Stopping Time”. Presumindo que a recente notícia da sua morte, dia 3, não preclui a possibilidade de se ver imediatamente invocado noutro contexto que não o do obituário, a verdade é que este “The Bell” se deixa afetar por estímulos semelhantes aos que Bley então patenteou: pela ideia de estase, pelo efeito catalisador do silêncio, por figuras mais circulares que lineares, mais emocionais que sentimentais, por uma intimidade algo claustrofóbica e pelo impulso de evasão proveniente de outras músicas que, não obstante a letargia dos seus andamentos, chama até si com um propósito fraturante. Claro que se trata de um trio muito diferente. Para que se perceba o quanto, e apenas para referir outro histórico documento de 1971, diga-se que o que ocasionalmente produz consegue ainda sugerir afinidades com “Flight”, um registo em que Howard Riley propunha um destino diametralmente oposto ao de Bley para o trio de jazz. Mas os tempos também são outros. Na literatura específica da formação deram-se quarenta anos de fusões, fissões, fricções e ficções, de tudo o que nestas peças do percussionista Ches Smith (cujos timbales enchem de nódoas negras o tecido do álbum) se revela como uma aparição e que se reflete na maneira em que Craig Taborn (piano) e Mat Maneri (violeta) face a elas se posicionam. Aliás, pressente-se aqui o espectro do minimalismo, por exemplo, quando, através de harmónicos, sobretons e modulações tímbricas, que uma acústica adequadamente gótica amplifica, muitas das suas ações se comportam como o eco de outras, passadas e futuras, sem princípio nem fim – um trio de câmara numa igreja assombrada. Regresse-se ao ensaísta alemão. Tão textural quão estrutural, não há vazio mais denso do que aquele em que um sino ressoa: “The Bell” vem relembrá-lo.

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