“De jueves a domingo” é, antes de mais, uma cândida e subtil meditação sobre
o tempo, minuciosa e metaforicamente ancorada na infância. É, igualmente, uma
inteligente decomposição da sintaxe cinematográfica, de um zelo quase
imprudente na combinação e evocação inicial de elementares modelos narrativos,
mas de uma resoluta frustração final dos seus mais previsíveis códigos.
Trata-se, à partida, de um road movie com os seus preceitos e procedimentos:
uma família chilena (pai, mãe e dois filhos – Manuel, de sete anos, e Lucía, de
dez) parte numa longa viagem de fim de semana seguindo um impulso de simultâneas evasão e analepse. E porque cedo se evidencia
que o casal está em crise, as suas promessas são uma ilusão (o pai fala à filha
de um terreno em que poderiam construir uma casa, ao mesmo tempo que, com a
mulher, discute a hipótese de ir viver sozinho para um apartamento) e logo se
estabelece um alegórico paralelismo entre paisagem – deixou-se a cidade rumo ao
deserto – e estados de espírito. O dispositivo é eminentemente cinéfilo (de
“Stromboli” e “Teorema” a “Paris, Texas”) mas, aqui, tornado
progressivamente acessório. Também porque há um espaço de maior importância na
ação (a carrinha em que se deslocam, como um símbolo de intimidade e união que
a inevitável e simbólica distância entre bancos da frente e de trás vai
desfazendo), mas, fundamentalmente, porque o seu essencial instrumento
dramatúrgico é o olhar das crianças. Nessa perspetiva, o rosto de Lucía (Santi
Ahumada) é ao longo do filme um veículo de múltiplas expetativas,
incompreensões e ambiguidades. E, também ele (como a própria carrinha, o guarda
roupa, a banda sonora ou os idílicos locais de paragem no caminho), um meio de
relativização temporal e o palco para uma impossível suspensão: da felicidade,
da coesão familiar, da inocência. Na sensível gestão da sua leitura, traduz-se
um gesto de infinita ternura e fidelidade de Dominga Sotomayor: a expressão da
realizadora como a derradeira constante a que sua jovem atriz se pode agarrar. (publicado aqui)
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