(David Redfern/Getty)
Em 1775 Voltaire escreveu: “estou convencido de que tudo o que nos chegou
veio das margens do Ganges”. E Goethe, Schopenhauer, Emerson ou Thoreau, inclinados
para o idealismo transcendental ou apenas seduzidos pela pura intelectualidade
do hinduísmo, contam-se entre aqueles que contribuíram para uma certa
disposição ‘indomaníaca’ a ocidente, posteriormente reiterada pelo impacto da obra
e pensamento de Aldous Huxley, Hermann Hesse, J. D. Salinger ou Allen Ginsberg.
É como um dos mais vibrantes sintomas dessa tendência e inscrito no contexto específico
da década de 60 – quando se renovavam valores essenciais à ação de uma contracultura
em que, curiosamente, a dissensão política, a crítica social, a denúncia da
ortodoxia institucional ou a rejeição doutrinal andavam de mãos dadas com
movimentos teosóficos – que despontou o sitarista e compositor Ravi Shankar enquanto
incontornável símbolo de eminência espiritual, capaz de tornar quem o ouvia
mais sensível ao prazer e mais compreensível face à dor.
Talvez por isso tenha sido uma presença tão crucial quão absolutamente
transversal nas mais exóticas criações da música popular (influenciando canções
como ‘Within You Without You’, dos Beatles – deu aulas de sitar a George
Harrison –, ‘Paint it Black’, dos Rolling Stones, ‘Eight Miles High’, dos Byrds,
ou ‘The End’, dos Doors), em algumas tangentes fusionistas no jazz (de embrionárias
experiências com Bud Shank à tutela de um peculiar orientalismo em Don Ellis,
John McLaughlin ou John Coltrane, que em sua honra batizou como Ravi o seu segundo
filho), em bem-sucedidas fugas ao cânone erudito (confirmadas nas parcerias com
Yehudi Menuhin, André Previn, Zubin Mehta, Jean-Pierre Rampal ou Philip Glass)
ou, no que foi a regra e não a exceção, no contínuo aprofundar de toda a música
clássica indiana, que, como ninguém, disseminou. Tudo isto – incluindo “East
Greets East”, um diálogo com instrumentistas japoneses editado pela Deutsche
Grammophon em 1978 – muito antes do ecletismo transfronteiriço se ter tornado no
emblema de esclarecida mundividência artística que é hoje.
Nascido em 1920 numa família brâmane, Shankar
viajou por cidades europeias e norte-americanas na trupe do seu irmão, Uday. Tornou-se
discípulo de Allaudin Khan e, já entre Bombaim e Deli, trabalhou para a rádio
nacional, gravou discos e compôs para a ‘trilogia de Apu’, do cineasta Satyajit
Ray. Em finais dos anos 50 começou a apresentar-se regularmente no estrangeiro.
Reconhecido como um virtuoso por mediáticas figuras, tocou nos festivais de
Monterey e Woodstock – e desse tempo de consciências expandidas artificialmente,
em que cumpriu um papel determinante mas algo equívoco, fica uma esclarecedora declaração
sua ao jornal californiano “KLRA Beat”: “ao público só peço umas horas de
sobriedade!”. Lecionou em prestigiadas universidades, organizou o “Concerto
para Bangladesh”, fez a banda-sonora de “Ghandi”, recebeu centenas de
distinções académicas e culturais e criou uma Fundação. Faleceu a 11 de
dezembro, de complicações respiratórias e cardíacas. Sobrevivem-lhe esposa,
netos, bisnetos, as filhas Norah Jones e Anoushka Shankar, e todos aqueles que
o levaram à letra quando abreviou a grafia em sânscrito do seu nome, Ravindra,
para Ravi: sol.
Sem comentários:
Enviar um comentário