21 de fevereiro de 2015

Red Garland Trio with Philly Joe Jones & Leroy Vinnegar “Swingin’ on the Korner: Live at Keystone Korner” (Elemental, 2014)



Em 40 páginas de depoimentos, lembranças e indiscrições, esqueceram-se os organizadores desta edição de explicar a cronologia exata destas 16 seleções, que não a que vagamente as situa na semana de 6 de dezembro de 1977, de recordar outras passagens de Garland no Keystone Korner, nomeadamente aquela que também nesse ano – embora procedendo de uma sessão de março – resultou no lançamento de “Keystones!” pela Xanadu, e que já então testemunhava uma galvânica relação com Jones e Vinnegar, ou, até, de mencionar que, em 1983, 14 meses antes de falecer, no mesmo clube de São Francisco, como aconteceu com Bill Evans, registou o pianista a sua discreta “last recording”. Ao invés, o enfoque é colocado na ‘vida e obra’, como se o material agora reunido tivesse origem na mão-cheia de anos, entre finais da década de 50 e inícios da de 60, em que tudo o que em sonhos tocava aparecia num LP da Prestige, já para não falar da sua essencial contribuição para as mais gerundiais produções de Miles Davis – as de “Cookin’”, “Steamin’” e “Workin’” – em que patenteou uma orquestral conceção do piano, harmonicamente densa mas jamais desprovida de leveza, não especialmente veloz mas ainda assim capaz de antecipar as mil e uma maneiras de resolver um problema musical, e em que improvisava de modo tão prodigioso que parecia criar peças autónomas e simultaneamente tão absurdo que excluía qualquer hipótese de premeditação. Aqui, ressurgindo após uma longa travessia do deserto, revelava-se intacta a sua técnica e infinita a sua imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário