20 de junho de 2015

Nu Yorica! Culture Clash in New York City: Experiments in Latin Music 1970-77 (20th Anniversary Edition, Soul Jazz, 2015)



Tinham sede no Harlem, é sabido, mas estendiam-se por toda a cidade com o vigor e o rigor de qualquer força oculta. Ou seja, estavam numa terra que não era bem a sua mas que, no entanto, não iriam permitir que se tornasse outra coisa que não uma projeção de si mesmos. Tinham origem porto-riquenha, cubana, dominicana, panamiana, colombiana ou brasileira, e em cada ação denunciavam uma aguda e imediata perceção das singularidades da vida de emigrante que, curiosamente, logo servia de referência para comunidades (afro-americana, mexicana, italiana, espanhola, filipina) que lhes tinham precedência mas não mais ilusões quanto a direitos adquiridos e sentido de propriedade. A sua música – morada de todas as tensões mas igualmente um dos incontornáveis endereços da utopia na arte urbana da segunda metade do século passado – durou enquanto os seus bairros se mantiveram de pé e foi uma espécie de realização do impossível. Estava já com a chama extinta quando a Soul Jazz a atiçou através do lançamento desta antologia, em 1996, mas cedo se provou que as suas qualidades permaneciam intactas. O mesmo se pode dizer agora, não obstante a inexatidão cronológica a que conduz a inexplicada ausência dos temas de Harlem River Drive face ao alinhamento da primeira edição: os únicos que, de facto, provinham daquele 1970 no subtítulo. Também o par de canções dos Ocho difere dos da versão original, não se sabe se por defeito ou feitio, e surgem aqui novidades de Charlie Palmieri, Eddie Palmieri e Ricardo Marrero. Seja como for, a crónica destas movimentações pela Nova Iorque dos anos 70 – a que se somam as de Rafael Cortijo, Stone Alliance, Bobby Vince Paunetto, Cachao, Tempo 70, Joe Bataan ou Grupo Folclórico Y Experimental – torna a lembrar a impossibilidade do pensamento único e o ridículo de qualquer discurso que dê mostras de assentar numa cultura oficial. E é disso que o amanhã se faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário