16 de fevereiro de 2013

Weber: Sonatas For Piano & Violin/Piano Quartet (Harmonia Mundi, 2013)



Isabelle Faust (vl), Alexander Melnikov (p),
Boris Faust (vla), Wolfgang Emanuel Schmidt (vlc)

Tão célebre quanto a famosa ópera “O Franco-Atirador” foi a frase que a obra inspirou em Hans Pfitzner acerca do seu compositor: com característica acerbidade, sugeriu esse inveterado saudosista que por nenhum outro motivo, que não a edificação de tal ode ao espírito germânico, veio Carl Maria von Weber (1786-1826) ao mundo. É certo que Pfitzner bradava num palco carcomido por dois vetores que na sua mente se sobrepunham – pátria e paixão –, mas é evidente que, desde então, poucas peças de Weber se afirmaram no cânone. Estudantes de clarinete estarão, quiçá, familiarizados com a sua produção (Weber dedicou um “Concerto” e um “Quinteto” ao virtuoso Heinrich Baermann), mas é raro tropeçar no seu nome em récitas. Já em matéria de gravações o último par de anos inverteu essa tendência: a Hyperion coligiu as suas sonatas para piano, a Chandos lançou as suas duas sinfonias, a Linn registou uma série de concertos seus para sopros, a EMI acaba de reeditar uma antiga leitura das suas missas e eis agora, na Harmonia Mundi, as “Seis Sonatas para Piano e Violino” e o “Quarteto para Piano”. E a verdade é que logo se impõem por relembrar o satírico multiculturalista que Weber também foi. Os temperos nacionalistas das sonatas, por exemplo, com as suas sardónicas indicações (“Air Russe”, “Carretere Espagnuola” [sic], “Air Polonais” ou “Finale Siciliano”), ouvem-se como uma paródia da Escola de Viena e, até, como um humorístico prenúncio do folclórico amanteigado ingenuamente barrado em quase todo o romantismo subsequente. Mas é no quarteto – ou melhor, nos seus adágio e minueto – que tudo se complica: organização enigmática, silêncio lacónico, fragmentos melódicos de algum absurdo, bizarras harmonizações, o galanteio de Mozart lançado nas profundezas, a garra que vinha do escuro. Isabelle Faust, até pelo apelido, está como peixe na água.

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