21 de setembro de 2013

Ebo Taylor & Uhuru Yenzu “Conflict” (Mr. Bongo, 2013) & Gyedu-Blay Ambolley “Simigwa” (Academy Lps, 2012)




 
Decorrida uma década desde “GhanaSoundz”, articulam-se agora os elementos díspares nessa pioneira assemblagem. E Marijata, Sweet Talks, K. Frimpong, Ebo Taylor ou Gyedu-Blay Ambolley não são mais meros representantes no eBay de um país de horizontes esquadrinhados por aventureiros em busca de obscuro vinil. Mas um tempo houve em que aparentaram ser pouco mais do que isso – um quase nada que ganhava gratífica expressão na casa das centenas de euros, inspirando ressentimento face a esses viajantes que raramente se explicavam e que, quando o faziam, faziam-no mal. O colecionismo era sinónimo de opressão e DJ voltavam do Gana como conspiradores a regressar de ferinos conciliábulos – seguindo a sua atividade de perto, no entanto, dir-se-ia que o maior dos seus pecados, tal o rombo no orçamento familiar, seria não fazerem as respetivas mulheres partícipes das suas ações. Afirmar-se-ia depois que a restauração de carreiras se dava por pressão do mercado, não pela fantasia. Taylor e Ambolley, cúmplices nos Uhuru Dance Band ou Apagya Show Band, com discos novos no ano passado, teriam algo a dizer a quem umas vezes utiliza a lógica e outras a demagogia. E quando se disponibilizam as suas obras-primas – “Conflict”, de 1980, e “Simigwa”, de 1975, excêntricas bissetrizes no afrobeat e highlife – prova-se que, quanto muito, foram culpados do que ninguém poderá levar a mal: acreditar que uma só vez se produziria a exploração do homem pelo homem.

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