Aqui, há títulos de Samba Negra, Rio Latino ou La
Banda Africana, o que não ajuda a situar a ação. Aliás, põe-se a compilação a
tocar, com ‘Eberebijara’, e o mais estranho de tudo é não se ouvir Jorge Ben a
cantar “Umbabarauma, homem gol”, o que, pelo menos, até batia certo com aquele 1975.
Portanto, não estamos no Brasil, embora, a certa altura, alguém afirme: “Eu
falo português” (é em ‘Le Mongui’, um tema que revela o parentesco entre ‘Soul
Makossa’, de Manu Dibango, e ‘Wanna Be Startin’ Somethin’’, de Michael Jackson,
mas que não nos facilita a vida). A propósito, vindos não se sabe de onde, aterram
neste alinhamento os Viajeros Siderales, com ‘El Compañero’, que é um baião –
ou melhor, baion (só falta a Amália,
de ‘El negro zumbón’: “Tengo ganas de bailar el nuevo cumpás/ Dicen todos cuando me ven pasar/ ‘Chica,
dónde vas?’/ Me voy a bailar, el
baion!”). Como é óbvio, estamos na Colômbia – para ser exato, entre as
barracas de Barranquilha, a que a cangonha e a coca não chegavam pelo cano, mas
quase, e onde a música era absorvida diretamente pelos poros. É normal – os
bairros da lata eram laboratórios a céu aberto, quer com o passado, quer com o
futuro, por inventar, e da canção, entre a matinée
e a soirée, não se esperava que
tivesse muito mais que o tempo de vida útil de uma célula. Era por aí, em
prospeção, que andava Rafael Machuca, atento ao que se dançava nos bailes e ao
que se dizia nas ruas. Quando fundou a Producciones Machuca Ltda., à exceção de
Aníbal Velásquez e Abelardo Carbonó, que tinham nome firmado, lançou sobretudo
bandas cuja formação foi estimulada por si – um modo de reagir mais rapidamente
a porros, cumbias, vallenatos e champetas editados pela concorrência (para descrever o que daí
resultava, o seu engenheiro de som, Eduardo Dávila, chamava-lhes “os filmes
Série-B da música colombiana”). Por exemplo, ‘El Tornillito’, do El Grupo
Folclórico, respondia a ‘Suavecito, Apretaíto’, dos Latin Brothers, na Discos
Fuentes – e ainda que o “Dale pa’dentro/
Dale pa’fuera”, do refrão, tenha
antecipado os Ena Pá 2000 numa boa dúzia de anos, tinham o mesmo número de
parafusos a menos!
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