17 de agosto de 2013

Goeyvaerts: Pour Que les Fruits Mûrissent Cet Eté; Ach Golgatha!; Op Acht Paarden Wedden (Cacophonic/Finders Keepers, 2013)




                                                               Florilegium Musicum de Paris; Karel Goeyvaerts


Entre um CD dedicado ao sempre eruptivo Michel Magne e outro ao perene desalinhado Harry Partch na fornada inicial desta subsidiária da Finders Keepers, corre o risco de passar despercebida a reedição de uma menosprezada obra-prima de meados dos anos 70. Composta quando Karel Goeyvaerts (1923-1993) trabalhava no Instituto para Psicoacústica e Música Eletrónica (IPEM) da Universidade de Gante, “Pour Que Les Fruits Mûrissent Cet Été” representa um primeiro passo num derradeiro estirão – de que as “Litanias” e a ópera “Aquarius” são o ápice – rumo a uma produção de síntese, não menos austera que em precedentes e pioneiros ensaios seriais mas já assombrada pelo impulso de impor ao caos alguma ordem reconhecida.

Dizia o belga: “A nossa capacidade em definir uma posição de independência em relação ao caos é o que nos garante um futuro livre, revolucionando linguagens e possibilitando uma nova hierarquia em que cada um estará no lugar certo de acordo com as suas capacidades, valor e importância enquanto indivíduo”. Carregada de simbolismo astrológico-apocalíptico, a afirmação reflete-se aqui através de uma organização episódica e repetitiva, em que durante cerca de meia hora a evolução procede de sensações subjetivas ao nível da altura, intensidade e timbre dos materiais. Ou seja, é o ouvinte que vai atribuindo à peça as suas mais extáticas e meditativas propriedades. Estamos portanto no domínio do ritual (cuja relevância formal reforça “Op Acht Paarden Wedden”, para oito fitas magnéticas de encadeação aleatória). O que talvez explique este ritmo comparável ao do batimento cardíaco normal ou um título a sugerir um ciclo de renascimento e fertilidade. Desencadeado por sete instrumentistas do ensemble de música medieval e barroca liderado por Jean-Claude Malgoire, este paradoxo temporal – um longo hoquetus orquestrado por cornetins, trombetas, bombardinos, flautas, órgão, alaúde e violones – sublinha a transitoriedade do agora. Passou-se em 1975 mas podia ter-se dado em 1475… ou em qualquer instante entre um e outro momento.

Trata-se de uma vaga conexão histórica que, de certa forma, “Ach Golgatha!” torna mais explícita, no caso associando-se direta e perversamente a obra para harpa, percussão e órgão ao homónimo recitativo musicado, em 1727, por J. S. Bach em “A Paixão Segundo São Mateus”. Se já o original, que usa as 12 notas da escala cromática, parecia espelhar a agonia de Jesus na cruz, esta expansiva contorção ganha um perfil demencialmente cerimonial, com membranofones e idiofones martirizados numa espécie de burlesco primitivista sem redenção possível. Recorrendo à coleção de instrumentos de percussão africanos, asiáticos e sul-americanos de André van Belle – professor no Conservatório de Bruxelas e colaborador científico no Museu dos Instrumentos de Música (MIM) da mesma cidade -, Goeyvaerts evoca uma violenta energia pré-verbal ciente de que quem o escuta recorda as linhas do oratório de Bach: “Ah Gólgota, infeliz Gólgota!/ O Senhor da Glória/ deve, de modo ultrajante, perecer aqui/ A bênção e salvação do mundo/ foi colocada como uma maldição na cruz/ Ao criador de céus e terras/ devem terra e ar ser retirados/ O inocente deve aqui morrer como culpado// Ah Gólgota, infeliz Gólgota!”. E, ao servir-se de madeiras e metais de remota geografia, faz algo ainda mais terrível: transforma a Terra inteira num palco de atroz sofrimento e em algozes todos os que a percorrem. Devia ser mais ouvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário