19 de outubro de 2013

Tribulationem (Zig-Zag Territoires, 2013) & Responsories and Lamentations for Holy Saturday (Archiv, 2013)



 

Concerto Soave, Jean-Marc Aymes (org, crv, d), Mara Galassi (hpa)
Tenebrae, Nigel Short (d)


Mal penetrando na ruinaria, não se sabe se caseiro se historiador local, um senhor fala para a câmara: “Gesualdo viveu os seus últimos 16 anos de vida neste castelo, isolado, atormentado, dilacerado, perseguido por demónios. Os seus madrigais são a expressão de um mundo espiritual mergulhado em loucura”. É a cena de abertura de “Death for FiveVoices”, de Werner Herzog, exemplo do que se poderia apelidar de ‘documentarismo transcendental’. Mas analisando as edições deste quadringentenário – de “SacraeCantiones, Liber Secundus”, pelo Vocalconsort Berlin, e “Sesto Libro deMadrigali”, pela La Compagnia del Madrigale, aos presentes volumes – fica a ideia de que se trabalha já no sentido de esclarecer que nem no caso do homicida Príncipe de Venosa pode a biografia explicar tudo. Daí a hábil solução de chegar a obras de Carlo Gesualdo (156?-1613) por intermédio das de dois contemporâneos seus, instrumental a de Ascanio Maione (1565-1627), litúrgica a de Tomás Luis de Victoria (1548-1611), confirmando o que Susan McClary, em “Modal Subjectivities”, definiu como a “primeira construção consciente de subjetividades na música”. “Tribulationem” é insuperável em fluidez e espontaneidade, subtileza e ardor. Os “Responsos”, numa representação algo vítrea, perdem-se na catedral da imaginação.

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