31 de maio de 2014

Marc Ribot Trio “Live At the Village Vanguard” (Pi Recordings, 2014)



Havia algo de irredutível em Max Gordon. E tinha olho para o talento. Alguns músicos chegavam ao seu clube tão mal preparados quanto um tenista que atingisse o court principal de um grande torneio tendo ensaiado mais os tiques do que o serviço; esses, raramente voltavam. Num livro de memórias, obviamente intitulado “Live at the Village Vanguard”, Max, ao jeito de uma mãe que à conversa chama um filho independente, fala do estabelecimento de modo introspetivo: “Fui eu que o dei à luz, que lhe incuti as minhas ideias, as minhas esperanças e os meus sonhos. É o meu bebé, mas agora tem vida própria, e é melhor que eu nunca me esqueça disso.” Entretanto, claro, para músicos profissionais, clubes de jazz como o Village Vanguard (etapa incontornável na panteologia do género graças a Sonny Rollins, Bill Evans ou John Coltrane) deixaram de ser como pão para a boca, embora se mantenham elementos indispensáveis na crónica urbana do nosso tempo. Nessa perspetiva, esta gravação possui duas leituras: a primeira, francamente irónica, diz respeito à estreia de Ribot, guitarrista com 60 anos feitos na semana passada, enquanto cabeça de cartaz num espaço ainda encarado como fator de mercado; a segunda, genuinamente capaz de mover à compaixão, o regresso de Henry Grimes, contrabaixista neste trio em que Chad Taylor é baterista, a um palco que não pisava desde 1966, altura em que aí atuou – e gravou – com Albert Ayler. A poesia do gesto – estar em simultâneo no passado e no presente através do mais oracular em Ayler, Coltrane ou, por intermédio de um standard, Louis Armstrong – não iludiu os intervenientes. Talvez por isso tenham tocado o ‘Ol’ Man River’.

Sem comentários:

Enviar um comentário