5 de julho de 2014

Enrico Pieranunzi with Scott Colley, Antonio Sanchez “Stories” (Cam Jazz, 2014)



Escuta-se ‘Where Stories Are’, o recanto de intimidade de que provem o título deste segundo ensaio de Pieranunzi com Colley e Sanchez, e testemunha-se, sem que advenha daí qualquer aturdimento, um contínuo exame à sua própria anatomia. O que, hoje, no contexto da observação de um trio de jazz em manobras, quererá dizer que logo se formula um inquérito ao modo de proceder dos seus agentes. Conhecendo o percurso do pianista italiano, dir-se-á que tal julgamento não só é bem-vindo como se provará, mesmo, necessário. Afinal, ao estilo da melhor escrita de estórias, há neste “Stories” as sementes daquilo que apenas na consciência do seu auditório se tornará inexaurível, e que, em qualquer um dos seus temas, se poderá definir como um ato de imaginação coletivo. Há um ‘No Improper Use’, com alguma da férrea obstinação de Bud Powell ou McCoy Tyner, em que Sanchez leva ondas a quebrar numa praia, capaz de comandar atenções com tanta rebentação mas delicado ao ponto de nada mais estremecer que um punhado de grãos de areia. Há uma ‘Blue Waltz’ em que, a cada rodopio, Pieranunzi deixa um bordado de notas no ar, a ponta de um vestido que se atrasa no compasso de uma valsa. Há uma ‘The Slow Gene’, luminosa melodia de que Bill Evans adoraria dividir os átomos. Ou ‘The Real You’, com Colley, como um poeta que enxerga a esperança no quarto crescente lunar, a fazer muito a partir de pouca coisa. Acima de tudo, há o que expressa ‘Detrás Más Allá’: um trio que, de acordo com o homónimo poema de Salinas, sabe que para lá do trivial e, até, do que não é assim tão banal – inspiração, influência, técnica –, reside um sentido para a vida que deriva da possibilidade da comunhão.

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