Farta em controvérsia, há, na História da indústria
fonográfica, uma categoria própria para este tipo de edições. Aliás, tal era a
sua fama na altura (e infâmia, escusado será dizer) que, em 1980, desejando
ver-se livres de um acordo com a Charisma mas sem abandonar a ironia trágica, os
Monty Python não acharam nenhuma contradição em colocar nas lojas um LP chamado
“Contractual Obligation Album”. Regra geral, tudo se passava conforme o célebre
ditame de Michelle Williams proferido a propósito de “People Like Us”, o último
disco dos The Mamas & the Papas na Dunhill: “Soa exatamente ao que é;
quatro pessoas a tentar evitar um processo judicial.” Mas naturalmente há exceções, entre as quais esta: Miles a cumprir calendário com a Prestige,
quando tinha já chegado a um entendimento com a Columbia, e, não obstante, a
pôr à vista a ambição artística que leva um grupo a passar da fase de larva à
de crisálida.
Registado em três sessões de estúdio (a 16 de novembro de 1955,
faz esta semana que vem 62 anos, e a 11 de maio e 26 de outubro de 1956),
trata-se de um incontornável, incalculável e incalcinável legado que, de modo
muitíssimo anacrónico, a sua ex-editora foi lançando entre 1956 e 1961, em
álbuns como “The New Miles Davis Quintet”, “Cookin’ With The Miles Davis Quintet”, “Relaxin’ With The Miles Davis
Quintet”, “Workin’ With The Miles Davis Quintet” e “Steamin’ With The Miles
Davis Quintet”. Pletórico e errático, mas, ainda assim, incapaz de produzir
material supérfluo ou absolutamente parafrástico, é um aparatoso período de
transição captado em tempo real, uma série de instantâneos que revelada passo a
passo impressiona mais pelo que possui de preliminar e provisório do que de
definitivo. Daí, também, a importância desta antologia (organizada em 2006,
reeditada em novo formato no ano passado e agora reposta no mercado): por ordem
cronológica, esta perigosa aventura de Miles, Coltrane, Red Garland, Paul
Chambers e Philly Joe Jones readquire a sua qualidade distintiva – articulada e
ao mesmo tempo evasiva, descontraída e desconfortável em simultâneo, de uma
espontaneidade a roçar o embaraço e, no entanto, grotesca e graciosa em partes
iguais. Aquela ginga infantil que, uma vez domesticada, se transformou no passo de gigante que conduziu a "Milestones" e "Kind of Blue". Nada ficou como antes.
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