18 de junho de 2016

Martha Argerich “Early Recordings: Mozart; Beethoven; Prokofiev; Ravel” (Deutsche Grammophon, 2016)



Mesmo que do seu aniversário - fez 75 anos no dia 5 deste mês - quisesse aliviar a carga celebrativa, aí estão as editoras, determinadas a assinalar a efeméride, esquadrinhando cada palmo das respetivas coleções, virando acervos do avesso, prontas a sugerir que uma data importante na vida de Argerich tem equivalência na história da música. Nisto, como se sabe, albarda-se o burro à vontade do dono. Por isso, trata-se de um ritual com o qual a pianista terá feito as pazes, apesar das complexas relações que estabeleceu com as muitas chancelas por que passou – “Não se vive com a Martha sem se discutir – é impossível”, afirmou Jurg Grand, seu produtor na EMI e ideólogo do “Progetto Martha Argerich”, agora na 15ª edição. É daí que provém “Martha Argerich & Friends: Live from Lugano 2015” (3 CD, Warner), o retrato das festividades do ano passado, com Kovacevich, Angelich e Capuçon entre os convidados e o habitual arco-íris de compositores suspenso sobre os Pré-Alpes. Já em “The Complete Sony Recordings”, também acabado de sair, se destacam recitais com James Galway e Ivry Gitlis. Na DG surge “Chopin: The Complete Recordings”, mas é através deste “Early Recordings” que o selo alemão põe a cereja em cima do bolo. São gravações de 1960 (a exceção é a ambígua “Sonata para Piano Nº 7 em Si bemol maior”, de Prokofiev, captada em 1967), inéditas, com Argerich pelos seus 18-19 anos, registadas nos estúdios das emissoras WDR Köln e NDR Hamburg, e que trazem, pela primeira vez, para a discografia oficial da argentina a atlética “Sonata para Piano Nº 18 em Ré maior”, de Mozart, a experimental “Sonata para Piano Nº 7 em Ré maior”, de Beethoven, e a volátil “Sonata Nº 3 em Lá menor”, de Prokofiev. Ainda assim, é graças ao que faz na “Toccata”, do russo, e no “Gaspard de la nuit”, de Ravel, que Argerich traz à memória o que Nikita Magaloff, seu professor, disse um dia a seu respeito: “Não se pode esperar que um cavalo de corrida ande a trote.”

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