Em
2015, nas notas de apresentação de “Komitas”, do Gurdjieff Ensemble, lia-se a
promessa em rodapé: o álbum “Komitas: Piano Compositions”, interpretado por
Lusine Grigoryan, será lançado em 2016. Mas hoje em dia até a política editorial
traçada a régua e esquadro da ECM se vê exposta ao imprevisto. Ligeiramente
atrasado, então, cá está ele, rebatizado “Seven Songs” (da obra “Sete Canções”,
embora inclua ainda “Msho Shoror”, “Sete Danças”, “Toghik” e as miniaturais “Peças
para Crianças”). Em rigor, mais mês, menos mês, não se trata de um descuido. Até
porque há uma forte razão para que estes dois discos – gravados na mesma altura
e com repertório em comum – tenham saído por esta ordem. Isto é, contrariando o
que é habitual em iniciativas desta natureza, que o registo da música do
malogrado Komitas (1869-1935) em novas orquestrações, levado a cabo pelo grupo
liderado por Levon Eskenian, tenha saído primeiro que estoutro em que se
publicam as suas composições originais.
Não tanto pelo motivo óbvio (de estas
obras terem tradicionais arménios como ponto de partida) quanto por aquilo que
diz Grigoryan à “Gramophone” deste mês: “É a segunda vez que gravei estas
peças. Pensava tê-las dominado em 2004. Mas ao escutar [a sua transposição para
o conjunto de instrumentos folclóricos de Eskenian] senti que tinha novamente de
lhes pegar, com os arranjos frescos nos ouvidos.” Ou seja, de modo a
aproximar-se mais convenientemente do que considera factos autênticos, a
pianista seguiu a via da fantasia. O que é apropriado. Como no caso de Bartók
em relação aos modos musicais da planície da Panónia, muitas das fascinantes criações
de Komitas apontam no sentido de uma Arménia mítica, pré-cristã, idealizada, preservada
na imaginação em virtude das sucessivas ameaças à sua integridade territorial, frequentemente
reduzida a nada. Ao tocá-las pela Europa, há três anos, quando se assinalava o
centenário do Genocídio Arménio, Grigoryan via que as plateias não conseguiam
entender de onde e quando elas vinham. Do pó, claro. E ao pó retornarão. Mas
certo é que um dia deram corpo à esperança.
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