Vai chegando a compilação ao fim, com ‘Automatic
Clapping’ (1977), e eis que aparece Jah Buzz com as sílabas em curto-circuito, numa
bateria verbal capaz de lhe fazer jus ao nome e que curiosamente traz à memória
a Gal Costa de ‘Clariô’, quando, nesse mesmo ano, cantava: “Eram nuvens escuras/
Sobre o céu da cidade/ De repente a fagulha/ Raio, eletricidade/ Ô clariô//
Eram ideias confusas/ Na cabeça e no peito/ De repente a palavra/ Fogo, canto e
desejo/ Ô clariô// Eram passos cansados/ De dançar a mesma dança/ De repente
uma nova/ Reggae, luz, esperança/ Ô clariô”. De facto, na época, com a Jamaica
em estado de emergência e à beira da guerra civil, só a música serviria de
lenitivo. Por outro lado, e quiçá pela mesmíssima razão, era uma variegada
fonte de poder que privilegiava não só compositores, produtores e intérpretes, como,
também, um par de figuras normalmente condenadas ao anonimato: selectors e toasters, isto é, gente que escolhia temas para passar numa festa
ou numa estação de rádio e gente que genericamente improvisava em regime de livre
associação por cima de versões instrumentais de temas conhecidos. Pois, é aos
segundos que esta antologia se consagra, reunindo sob o patrocínio de Clement
Dodd expressivos registos de Prince Jazzbo, Dillinger, Dennis Alcapone,
Michigan & Smiley, King Stitt ou Lone Ranger, especialistas em reciclagem
que interiorizaram a máxima de Lavoisier: “Na Natureza, nada se cria, nada
se perde, tudo se
transforma.” Isto é, expoentes de uma prática que punha discurso
padronizado, narrativa cultural e cronologia à beira do colapso, em camadas de
significado sujeitas a todo o tipo de contingências e que funcionavam ainda como
válvula de escape. Como refere David Toop, em “Rap Attack”, havia sido assim,
nos EUA, através da ação de Daddy-O Daylie, Dr. Hep Cat ou Jocko Henderson, radialistas
que Dodd sintonizava nas suas expedições a norte em busca de discos obscuros e
cujo idioma trouxe de volta para Kinsgton como se de uma especiaria rara se
tratasse. O seu sabor nunca se perdeu.
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