É quando os meninos perguntam a
Orfeu se é verdade que ele consegue fazer o sol nascer com as notas do seu violão
que pela primeira vez no filme de Marcel Camus se escuta ‘Manhã de Carnaval’. Agora, por
conhecer uma história que até o destino enfureceu – essa, a de Orfeu e Eurídice – e talvez
por tão bem saber o que é ser-se tocado pela tragédia, Masabumi Kikuchi converte-a
num túmulo para a quarta-feira de cinzas trocando a aurora pelo crepúsculo. É
que, determinado a superar as dificuldades da vida, como as personagens de
“Orfeu Negro”, também ele teve um dia de partir morro acima em busca de
felicidade, no caso virando as costas a uma Tóquio reduzida a escombros pelas
bombas dos B-29. Por sinal, este “Black Orpheus” foi precisamente gravado na capital
japonesa em outubro de 2012. Excetuando o tema de Bonfá e, em encore, ‘Little Abi’, é composto de
improvisações: ‘Tokyo Part I’, ‘Part II’ e assim sucessivamente, como se
Kikuchi não quisesse mascarar o facto de nem ele ao certo saber o que cada uma
delas podia significar. É uma ambiguidade adicional às que já o saturavam.
Aliás,
marcado quiçá por uma angústia que até ao momento nunca tinha figurado de modo
tão flagrante entre as suas fraquezas, trata-se de um conjunto de baladas algo
mutilado, este: há melodias plenas de dissonância que levam a becos sem saída; há
contrapontos que são como duas correntes marítimas a migrar para direções opostas;
há blocos de gelo com as conceções dos impressionistas à deriva; há blues feitos de fumo; há, até, progressões
harmónicas que apontam o caminho dos standards
mas que ao virar da esquina se provam traiçoeiras. Nas notas de apresentação,
Ethan Iverson apelida-as de “adágios notáveis”, pouco depois de sugerir que a
arte tardia de Kikuchi se tornava “inquestionavelmente nipónica: distante,
subtil, precisa, opaca”. Mais do que o retrato do país do sol nascente que o líder
dos Bad Plus parece querer fazer, em que, conforme as circunstâncias, se
incluem muitas outras coisas e, inevitavelmente, algumas destas se excluem,
importa reconhecer a validade com que os adjetivos de que se socorre se aplicam
ao que Kikuchi aqui faz. Não é uma surpresa, para quem o recorda dos Tethered
Moon (com Paul Motian e Gary Peacock) ou do Trio 2000, mas será chocante para
quem se lembre apenas dos seus LP com Sadao Watanabe e Terumasa Hino ou daqueloutros
de fusão, como “Susto”, que gravou a solo. Quando o disco termina é como se
tivesse acabado a canção com que um monge se despede de um santuário em ruínas
- ouvi-lo é quase um ato de profanação. Kikuchi morreu a 6 de julho de 2015.
Este é o seu testamento. É igualmente um último refúgio para o seu orgulho.
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