De Lescurel: The Love Songs of Jehan de Lescurel (Ensemble
Céladon, Paulin Bündgen; Ricercar)
Gubaidulina: Sonnengesang (NDR Chor, Philipp Ahmann; BIS)
Tallis: Spem in Alium (The Cardinall’s Musick, Andrew
Carwood; Hyperion)
Abrahamsen/Griffiths: Let Me Tell You (Barbara
Hannigan, Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks, Andris Nelsons; Winter
& Winter)
Des Prez: Missa di Dadi (The Tallis Scholars, Peter
Phillips; Gimell)
Schnittke: Penitential Psalms (Rias Kammerchor,
Hans-Christoph Rademann; Harmonia Mundi)
Sorensen: It Is Pain Flowing Down Slowly on a WhiteWall (Frode Haltli, Trondheim Soloists; ECM)
Shostakovich: Cello Concertos (Alisa Weilerstein,
Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks, Pablo Heras-Casado; Decca)
Schubert: String Quintet – Lieder (Quatuor Ebène, Gautier
Capuçon, Matthias Goerne; Erato)
Beethoven: Symphonies 4 & 5 (Concentus Musicus
Wien, Nikolaus Harnoncourt; Sony)
Menções
honrosas: René Jacobs a comandar Güra, Im, Kohlhepp, et al, em “Johannes Passion”, de J. S.
Bach (Harmonia Mundi); mantendo as coisas em família, Ophélie Gaillard e a orquestra
Pulcinella num segundo volume consagrado a opúsculos de C. P. E. Bach (Aparté);
Herreweghe e o Collegium Vocale Gent no “Sesto Libro di Madrigali”, de Gesualdo
(Phi); o Orlando Consort dedicado à obra de Machaut, em “A Burning Heart”
(Hyperion); na mesma editora, Steven Osborne com Feldman e Crumb e Marc-André
Hamelin e o Takács Quartet no “Quinteto para Piano”, de Franck; o quarteto
Silesian na integral de Bacewicz (Chandos); Vox Luminis em Requiems de Kerll e
Fux (Ricercar); Isabelle Faust e o Il Giardino Armonico nos “Concertos para
Violino”, de Mozart (HM); na Erato, dois intérpretes em estado de graça:
Alexandre Tharaud a tocar Rachmaninov e Renaud Capuçon a estrear peças de Rihm,
Dusapin e Mantovani.
Henry Threadgill/Ensemble Double Up “Old Locks and Irregular Verbs” (Pi
Recordings)
Peter Evans
Quintet “Genesis” (More is More)
Wadada Leo Smith “America’s National Parks” (Cuneiform)
Peter Brötzmann/Heather Leigh “Ears Are Filled With Wonder” (Not Two)
Mark Dresser Seven “Sedimental You” (Clean Feed)
Ivo Perelman/Matthew Shipp “Corpo” (Leo)
Akira Sakata, Johan Berthling, Paal Nilssen-Love “Semikujira” (Trost)
John Butcher, Thomas Lehn, Matthew Shipp “Tangle” (Fataka)
Michael Formanek
– Ensemble Kolossus “The Distance” (ECM)
Fred Hersch Trio “Sunday Night at the Vanguard” (Palmetto)
Menções honrosas: por menos que se
deem por eles, o ano fica marcado por abalos sísmicos da magnitude de “Momentum
1” (6 CD de Vandermark) e da meia dúzia de volumes de “The Art of The Improv
Trio”, de Perelman; por falar em trio, a morder os calcanhares a este Top10
estão os de Lindberg (“Born in an Urban Ruin”), Eskelin (“Willisau – Live”),
Schlippenbach (“Warsaw Concert”) e Rodrigo Amado (“Desire & Freedom”); dos
arquivos vieram peças fascinantes do Spontaneous Music Ensemble ou de Jimmy
Giuffre (Emanem), de Joe McPhee (Corbett Vs. Dempsey), de David S. Ware (Aum),
de Peter Kuhn (NoBusiness) ou da orquestra de Thad Jones e Mel Lewis
(Resonance), mas nada colocou a aparelhagem a levitar como o quarteto de Nathan
Davis, Larry Young, Woody Shaw e Billy Brooks em “In Paris: The ORTF
Recordings”; foram-se Paul Bley, Gato Barbieri, Don Friedman, Connie Crothers,
Bobby Hutcherson, etc., etc.
V/A “Khmer Rouge Survivors: They Will Kill You, If YouCry” (Glitterbeat)
Metá Metá “MM3” (Jazz Village)
V/A “République Démocratique du Congo: Musiques Biraet Hema” (Ocora)
Sunburst “Ave Africa: The Complete Recordings1973-1976” (Strut)
Suthep Daoduangmai Band “Come My Brother, Let’s Go ToThe City!” (EM)
V/A “Nigeria Soul Fever: Afro Funk, Disco and Boogie”
(Soul Jazz)
Hailu Mergia & Dahlak Band “Wede Harer Guzo” (Awesome
Tapes From Africa)
V/A “Bobo Yéyé: Belle Époque in Upper Volta” (Numero
Group)
V/A “Doing it in Lagos: Boogie, Pop & Disco in1980’s Nigeria” (Soundway)
Menções
honrosas: a Dust-to-Digital foi à caverna mágica da Biblioteca do Congresso dos
EUA e saiu de lá com um tesouro, “Music of Morocco: Recorded by Paul Bowles,
1959”; não querendo deixar créditos por mãos alheias, outros espeleólogos responderam
com gemas como “Every Song Has Its End: Sonic Dispatches From Traditional Mali”
(Glitterbeat), “Tanbou Toujou Lou: Meringue, Kompa Kreyol, Vodou Jazz, & Electric
Folklore From Haiti 1960-1981” (Ostinato) ou “Kenya-Congo Connection: From the
Archives of Audio Productions, Nairobi” (No Wahala Sounds), mas o milagre maior
foi o da Resonance, que, através de “Getz/Gilberto ‘76”, deu ao mundo mais uma
pedra preciosa de João Gilberto; por fim, quem quiser explorar o filão do afro disco nigeriano tem Tee Mac na Soul
Jazz e as reedições de Berkely Ike Jones, Benis Cletin, Aleke Kanonu, Funkees,
Harry Mosco, Jake Sollo ou Oby Onyioha na Presch Media.
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