18 de outubro de 2014

Dvorák: Symphony Nº 6; American Suite (Harmonia Mundi, 2014)




Luzerner Sinfonieorchester, James Gaffigan (d)


Em 1922, com ‘Goin’ Home’, e não obstante ser justamente isso o que aparentava fazer, Williams Arms Fisher não se limitou a transferir uma famosa figura melódica da sinfonia que Dvorák compôs em 1893, e nomeou ‘Do Novo Mundo’, para o domínio dos ‘espirituais negros’. Ao invés, criando condições para que a obra do checo, seu antigo professor no Conservatório Nacional, em Nova Iorque, regressasse à ‘casa de partida’, propôs uma deslocação que se movia em sentido contrário. Agiu, claro está, com um atraso de 30 anos, quando o seu mentor tinha já, há 18, falecido e numa altura em que era evidente que não se iria cumprir o desígnio pelo qual, entre 1892 e 1895, fixou residência nos EUA: a fundação de uma ‘escola clássica’ de matriz afro-americana. Na Europa, também em 1922, e a propósito do “espírito americano”, atente-se ao que escrevia Adolf Weissmann em “Die Musik in der Weltkrise”: “Reclama por uma vida musical própria, mas adora espetáculo e emoções fortes, não se interessa por abstrações, é subjugado pelo dinheiro e só agora acomoda noções de bom gosto”. É como se Dvorák tivesse andado a pregar no deserto. Mas sai ocasionalmente um CD, como este, que permite que se coloquem as coisas no sítio certo: eis a “Sinfonia Nº 6”, em Ré maior, de 1880, povoada de paradoxos, como se tivesse vindo ao mundo para desmascarar a hipocrisia vienense e denunciar a malquerença, e, justaposta, a “Suíte em Lá maior”, dita ‘A Americana’, de 1895, polvilhada de promessas, como que dedicada ao que de mais digno há na ideia de progresso. Ficou a primeira presa à realidade e a segunda associada à utopia. O problema foi precisamente esse.

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