10 de janeiro de 2015

Anouar Brahem "Souvenance" (ECM, 2014)



Dir-se-ia marcada pela espera, esta música. Mas nem mesmo Brahem parece saber do quê. “Talvez por essa razão tenha ido buscar uma palavra em desuso”, confessa, ao Expresso, em Munique, há coisa de um mês, aludindo ao título do seu novo CD. Toma gosto ao sal dos conceitos e conclui que, para si, mais do que qualquer intuito memorialista, e porventura agindo de acordo com um impulso desprovido de fundamento etimológico, o termo souvenance evoca “algo de mais vago”, prossegue, “a ideia de uma experiência que simplesmente impregna.” Ao longo da conversa, mantida por ocasião da estreia europeia desta obra para alaúde, quarteto e orquestra de cordas que Brahem levará à Gulbenkian, em Lisboa, dia 28 de abril, essa “experiência” ganhará muitos nomes, mas jamais deixará de representar um essencial desfasamento em relação a factos concretos. É uma forma de se defender dos artifícios de que a realidade se compõe e, em simultâneo, de desafiá-los. Porque, no fundo, embora fale neste disco dos “extraordinários eventos que abalaram a vida de milhões de indivíduos”, Brahem resiste à politização. Sim, há por aqui temas com designações como ‘Kasserine’, ‘January’ ou ‘Improbable Day’ que remetem para a alvorada da Primavera Árabe e subsequente queda do regime de Ben Ali, na sua Tunísia natal, mas a música, essa, não deixa de falar um idioma muito particular, que, com efeito, é exclusivamente praticado por aquele que a compôs. Está, assim, em permanente enunciação esta pequena obra-prima de espírito e estilo: da vida, reúne o consolo e o desconsolo, a ilusão e a desilusão, mas, como é costume com Brahem, carrega a mágoa rebuçada em melancolia e desembaraça-se da rede de seriedade que ele próprio vai lançando quando delicadamente canta como, enquanto espera, junto ao mar canta o pescador.

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