1 de novembro de 2014

Deodato “Love Island” (Warner, re. 2014) & Manfredo Fest “Manifestations” (Tabu, re. 2014)



 
Nem todos, na altura, apreciariam a diferença entre o extraordinário e o exótico. E menos ainda entenderiam o alcance de tamanho ato de imaginação: este que, embalado pelo jazz que melhor abraçou a potência transformadora da utopia, lançava novamente à deriva entre Capricórnio e Câncer aquele ‘país tropical’ que a prisão domiciliária congelava a sul. Em teoria, outra coisa não unia os destinos destes dois pianistas brasileiros num momento em que de um muito se sabia e de outro quase tudo se estranhava. Isso, claro, além do facto de se estarem a estrear em novas editoras – o primeiro na Warner, o segundo na Tabu – e a deixar mimar pela imprudência orçamental dos respetivos gestores. Não surpreendem, assim, os nomes de membros dos Crusaders ou dos Earth, Wind & Fire ao lado dos de Randy Brecker ou Harvey Mason na ficha técnica de “Love Island” (1978) mais do que os de Lee Ritenour, Victor Feldman, Buddy Collette ou Dorothy Ashby na de “Manifestations” (1979). Mas aqui, na verdade, até as capas se diriam morfologicamente comunicantes: o colibri de uma rumando aos lírios da outra; a visão que faltava ao cego Fest adotada nos carpelos das flores de Deodato. O resto é simples: nada mais, nada menos, do que o resultado de uma prática diária que foi sinónimo do verbo sonhar.

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